O que é e para que serve o Reporte de Condição de Pista (RCC, RCR ou RwyCC)?

De acordo com dados da OACI, acidentes e incidentes relacionados à segurança de pista são a principal categoria de riscos na aviação. Entre os eventos de segurança de pista, a mais comum é a Excursão de Pista (RE) – eventos em que uma aeronave sai pela lateral ou ultrapassa o final da pista durante sua decolagem ou pouso.

A OACI e o Grupo Regional de Aviação de Segurança – Pan America (RASG-PA) destacam as condições meteorológicas como fatores de contaminação da pista, podendo afetá-la com água, neve, gelo ou geada, capazes de interferir na capacidade de frenagem, aceleração e controle de uma aeronave, consequentemente ocasionando possíveis incidentes ou acidentes.

No intuito de mitigar os riscos de excursões de pista, a OACI, em conjunto com representantes de seus Estados-Membros e da Indústria da Aviação Civil, desenvolveu uma metodologia harmonizada para avaliar e relatar as condições das superfícies da pista.

A partir da adoção de um formato de notificação global harmonizado, a metodologia “Global Reporting Format”- GRF facilitará a avaliação e a notificação das condições de superfície de pista, tornando possível a transmissão das informações em tempo real para tripulações de voo.

O GRF é descrito através da alteração 13-B do Anexo 14 – Aeródromos , Volume I – Projeto e Operações de Aeródromo ; Anexo 3 – Serviço Meteorológico de Navegação Aérea Internacional ; Anexo 6 ​​- Operação de Aeronaves , Parte I – Transporte Aéreo Comercial Internacional – Aviões e Parte II – Aviação Geral Internacional – Aviões ; Anexo 8 – Aeronavegabilidade da Aeronave ; Anexo 15 – Serviços de Informação Aeronáutica e Procedimentos para Serviços de Navegação Aérea (PANS) – Aeródromos(PANS-Aeródromos, Doc 9981), Gestão da Informação Aeronáutica (PANS-AIM, Doc 10066) e Gestão do Tráfego Aéreo (PANS-ATM, Doc 4444).

Além disso, o material de apoio está disponível na Circular 355, Avaliação, Medição e Relatório das Condições da Superfície da Pista e no Doc 10064  Airplane Performance Manual (em preparação).

Como funciona

De acordo com o PANS – Aerodromes (Doc. 9981 da OACI), compete ao operador aeroportuário avaliar a condição da superfície da pista. Caso seja identificado algum contaminante (como água, neve, lama, gelo ou geada), é gerado o Código de Condição de Pista (Runway Condition Code – RCC ou RwyCC) e uma descrição da superfície da pista, formando o RCR (Runway Condition Report). Esse procedimento é realizado para cada terço da pista por um avaliador capacitado.


Em seguida, o RCC é passado ao órgão de serviço de tráfego aéreo, que o transmitirá aos pilotos, por meio do ATIS (Sistema Automático de Informação Terminal), para que avaliem qual a performance requerida para operação.

A metodologia GRF, formato de notificação global harmonizado (Global Reporting Format), prevê também que pilotos realizem o Reporte de Ação de Frenagem (Report Braking Action). Ao identificarem divergências entre o RCC e o RBA, um novo código poderá ser atribuído até que seja realizada uma nova avaliação das condições da superfície da pista. As informações geradas são salvas em uma base de dados, possibilitando análises posteriores.
A AISWEB, fonte oficial de informações aeronáuticas do Comando da Aeronáutica, disponibiliza o Reporte de Condição de Pista do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba-PR, onde está sendo desenvolvido o projeto piloto.

Com informações da ANAC.

Esse artigo foi útil?

Artigos Relacionados