SDIA significa Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica e é um sistema desenvolvido com a finalidade de ser o meio oficial para o envio das informações aeronáuticas aos órgãos responsáveis pela sua divulgação.
Os usuários do SDIA são: empresas proprietárias de embarcações, empresas proprietárias de auxílios à navegação aérea, operadores do aeródromo, proprietários de aeródromo ou heliporto privado, entidade civil aerodesportiva, explorador ou operador do RPAS (drone), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Estação Prestadora de Serviço de Tráfego Aéreo (EPTA), unidades do Comando da Aeronáutica e demais Comandos Militares.
Anteriormente, as informações podiam ser prestadas de diferentes formas, como, por exemplo, por e-mail ou por meio do envio de documentos físicos. Ao centralizar e padronizar o recebimento, o SDIA facilita o rastreamento e o monitoramento de toda a cadeia da informação, o que favorece a percepção do cenário nacional quanto ao cumprimento dos prazos e dos requisitos de qualidade dentro do processo para as solicitações.
O sistema também favorece que originadores e fornecedores enviem
seus dados e informações aeronáuticas em conformidade com os requisitos
de qualidade, competência e prazo exigidos no contexto AIM (Air Information Management), isto é, a Gestão de Informação Aeronáutica.
Ainda com dúvidas? Abra um chamado no SAC DECEA.