Conheça as melhorias da versão 2.1.5 do SDIA

O Sistema de Divulgação de Solicitação Aeronáutica (SDIA) tem uma nova versão, disponibilizada em 2 de março de 2021.  As melhorias da atual versão são:

Supressão dos despachos para o perfil originador

 O sistema suprime os despachos para o perfil originador, exceto aqueles em que estiver envolvido.

Alteração do login para único

 O sistema permite que perfis e tipos de organização sejam associados a uma conta de usuário e essa conta deve ser o login cadastrado no sistema. Essa configuração é feita pelo administrador do sistema que, no momento do cadastro, pode associar o usuário a mais de um tipo de organização.

Aumento do tempo de sessão

Tempo de sessão aumentado para 12 horas, com mostrador que informa o tempo restante de utilização.

Redirecionamento de SDIA  

O sistema permite que o perfil administrador do localize uma SDIA e redirecione para o tipo de órgão correto, em caso de equívoco da ferramenta, mediante despacho no qual o administrador deve inserir  o motivo do redirecionamento. 

Despachos

Visualização de linha do tempo com a tramitação da SDIA, status e exibição, no despacho, de solicitações e respostas de análises.

Estruturação dos metadados comuns 

Disponibilização de seis campos separados para o originador inserir as informações referentes aos metadados comuns da TCA 53-2: 

  • EE3 Responsável técnico  
  • EE4 Função  
  • EE6 Data de execução 
  • EE7 Aprovador  
  • EE8 Data de aprovação 
  • EE9 Normas aplicada

Simultaneidade para pedidos de solicitações de análise

Possibilidade de realizar análises de forma simultânea quando houver necessidade de parecer de mais de um setor.

Alteração no layout 

Disponibilização de mapa para o perfil originador contendo a plotagem da localização escolhida na aba 2 (localização).

Melhoria do login no sistema
Não é mais necessário compatibilizar o email com o perfil.

O SDIA é um produto desenvolvido pela Assessoria de Transformação Digital (ATD) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e é meio oficial para o envio das informações aeronáuticas aos órgãos responsáveis pela sua divulgação.

Os usuários do SDIA são: empresas proprietárias de embarcações, empresas proprietárias de auxílios à navegação aérea, operadores do aeródromo, proprietários de aeródromo ou heliporto privado, entidade civil aerodesportiva, explorador ou operador do RPAS (drone), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Estação Prestadora de Serviço de Tráfego Aéreo (EPTA), unidades do Comando da Aeronáutica e demais Comandos Militares.

Tags: