O principal avanço do SARPAS NG é em seu mapa, que é bem mais informativo quanto às restrições que o anterior, além de ter ferramentas mais avançadas para solicitação de áreas em formatos além da coordenada raio. Isso é possível graças à integração ao ASA, produto digital do DECEA que concentra todas as informações de relevância à utilização do espaço aéreo.
Um avanço tecnológico notável é na sua arquitetura, visto que o serviço de dados do SARPAS deu origem à um produto em si, que é o ECO-UTM, um serviço de dados que potencializa a conexões de outros serviços para utilização do uso espaço aéreo com aeronaves não tripuladas, viabilizando a criação de um ecossistema UTM.
Pode-se destacar também a integração com ANAC, para obtenção de dados automática do SISANT e a adequação no processo de cadastro de dados pessoais à nova abordagem do DECEA, que passam a serem separadas do banco de dados dos produtos, aumentando assim a aderência aos requisitos de proteção de dados pessoais, que junto à integração com o serviço de login do “gov.br”, desburocratiza o processo de credenciamento ao sistema.