Compartilhando aeronave no SARPAS – perfil de Pessoa Jurídica x Perfil de Pessoa Física

O Operador de UA (Piloto Remoto em Comando) é a pessoa que se dedica ou se propõe a se dedicar à pilotagem das aeronaves, sendo o responsável pela condução segura de todas as operações, tendo a autoridade final em sua atuação. Ressalta-se que, no caso de utilizar aeronaves de terceiros, o Estado torna-se corresponsável pela operação e todas as consequências que dela forem advindas. Fonte MCA 56-4 pág. 23/33

1 – Etapa ( Perfil De Pessoa Jurídica )

Será necessário acessar aqui para efetuar o login. Caso não tenha se cadastrado ainda, acesse aqui.

Preencha os campos abaixo para efetuar o login.

Tela de Login – SARPAS

2 – Etapa ( Perfil De Pessoa Jurídica )

Acessando o Perfil será necessário que clique na aba Compartilhamento.

Menu – SARPAS

3 – Etapa ( Perfil De Pessoa Jurídica )

Após clicar na aba Compartilhamento irá a parecer os seus compartilhamentos de aeronave com outros pilotos, e também irá aparecer as aeronaves compartilhadas.

Exemplo de piloto sem aeronaves compartilhadas.

Tela de Compartilhamento – SARPAS

Exemplo de piloto com aeronaves compartilhadas.

Tela de Compartilhamento – SARPAS

4 – Etapa ( Perfil De Pessoa Jurídica )

Para compartilhar a aeronave com outros pilotos, será necessário que clique em Adicionar+ .

Após acessar o Adicionar+ será possível autorizar outros pilotos a utilizar suas aeronaves cadastradas, temos a opção de adicionar mais de um piloto por vez, utilizando o Cód. SARPAS ou CPF do piloto:

Ex. SOLP, FUSO, MAXF, ALFA (sempre utilizando vírgula para separar os pilotos) .

ou

Ex. 000.000.000-00, 111.111.111-11, 22222222222 ( é indiferente se utilizar as pontuações de ponto e hífen, sendo somente necessário o uso da vírgula) .

No próximo campo o deverá ser informado o SISANT das aeronaves as quais deseja compartilhar para o Piloto ou os Pilotos, sendo possível adicionar mais de uma aeronave, utilizando vírgula. Caso deseje compartilhar todas suas aeronaves de uma vez, basta deixar o campo em branco.

Ex. PP-111111111, PR- 222222222, PP-333333333

Após terminar de preencher os dados solicitados, clique em adicionar.

5 – Etapa ( Perfil De Pessoa Jurídica )

Caso o Sr. tente compartilhar sua aeronave com outro CNPJ irá aparecer a seguinte mensagem ilustrada na imagem abaixo.

Bloqueio de Compartilhamento CNPJ – SARPAS

5 – Etapa ( Perfil De Pessoa Física )

Ao aceitar a solicitação de compartilhamento da aeronave estarei me autorizando a voar com a aeronave compartilhada pelo Perfil de Pessoa Jurídica. Deixar de aceitar e o status ficar pendente não interfere na solicitação de voo do Perfil de Pessoa Jurídica.

Observação: Se aceitar o compartilhamento o perfil de Pessoa Jurídica ainda não estará autorizado a solicitar voo com o código SARPAS do Perfil de Pessoa Física, sendo assim não vai aparecer o código ao tentar solicitar voo. Veja a Etapa 6 para autorizar o Perfil de Pessoa Jurídica a solicitar voo com o código SARPAS do Perfil de Pessoa Física.

Após aceitar o compartilhamento, o status irá ficar aceito.

6 – Etapa ( Perfil De Pessoa Física )

Peça ao Piloto de Pessoa Física com quem o Sr.(a) está compartilhando sua aeronave que verifique em Aeronaves se a opção Equipe está marcada como verde, caso não esteja ele basta clicar em cima para habilitar.

Equipe – SARPAS

Observação: O Perfil Pessoa Jurídica só irá conseguir solicitar voo com o Código SARPAS do Piloto se ele executar os passos anteriores.

Esse artigo foi útil?

Artigos Relacionados